Quais os melhores papeis para se usar na papelaria?

Olá queridos!

Voltei hoje com um post suuuper legal a respeito de papeis! 

    Semana passada eu fiz um post com etiquetas escolares gratuitas para você fazer seu download e colocar no material escolar dos seus filhos. Naquele post eu também te contei que eu trabalho com papelaria papelaria personalizada para festas, e sei várias coisas diferentes sobre os papeis que eu trabalho, ou já trabalhei! Se quiser conhecer o ateliê que eu tenho junto com a minha mãe, procura lá no Instagram @artesecoresbarbacena

+ Confira também: Etiquetas Escolares - Download Gratuito

    Nesse tempo que eu tenho trabalhado com a papelaria personalizada, eu aprendi que cada papel tem um propósito diferente, usado para uma ocasião diferente, com um acabamento diferente e a escolha correta desse papel vai depender de alguns fatores!



    Os papeis que eu vou estar abordando hoje são: papel offset 240g, papel offset 180g, papel fotográfico glossy, papel fotográfico matte, papel color plus, papel relux perolado, papel glitter, papel laminado! São muitos papeis diferentes para poder conversar e contar para vocês tudo o que eu sei sobre cada um deles! E se liga: no fim do post eu ainda vou te contar onde adquirir estes papeis, quais as lojas que eu compro!

    Vamos lá!

PAPEL OFFSET 240g e 180g

    O papel offset é o papel comum que utilizamos no dia a dia! Aquele que nós compramos o pacote com 500 folhas é o papel de 75g! 

O papel offset é vendido nas gramaturas 75g, 90g, 120g, 180g e 240g!

    Os que eu utilizo aqui no meu ateliê são nas gramaturas 240g e 180g, e o meu favorito é o de 240g, pois ele é o mais grosso de todos e tem uma ótima resistência! Mas a escolha da gramatura vai variar de acordo com projeto:

  • Quando eu penso em caixinhas personalizadas para festas, a indicação é o offset 240g!
  • Quando eu penso em topos de bolo, eu já utilizo o de 180g!
  • Quando eu penso em divisórias de um planner, de um caderno, eu já escolheria o de 120g, enquanto que o miolo (páginas que são escritas) pode ser feito no papel de 90g ou até mesmo no de 75g!

    Muitas artesãs tem receio em utilizar o papel offset pois é preciso fazer ajustes na saturação, no brilho, no contraste antes da impressão para que as cores saiam bem vibrantes. O papel offset também é um papel mais poroso, dá pra perceber os poros dele mais facilmente.

    Mas pelo outro lado, motivo pelo qual eu só utilizo offset aqui no meu ateliê, esse papel é bem mais resistente! É mais grosso, e a impressão dura muuuiito mais nele do que no fotográfico! Sem falar que ele tem um preço melhor do que o fotográfico!

PAPEL FOTOGRÁFICO

    Já que eu mencionei ele, bora falar um pouquinho? 

    O papel fotográfico tem duas versões: glossy (que é o brilhante, muito utilizado em fotos) e o matte (que é fosco). Ambas as versões são a mesma coisa (em termos de composição do papel), mas a diferença está no acabamento final (um é brilhante e o outro é fosco).

    Muitas artesãs utilizam o papel matte para fazer caixinhas, pois ele dá o efeito fosco do papel offset porém é mais lisinho e as cores saem bem mais vibrantes! Já o papel glossy também é muito utilizado, talvez até o mais utilizado de todos estes que eu mencionei! Enquanto muitos adoram o efeito brilhante desse papel, eu detesto haha! Odeio minhas peças com esse acabamento, realmente não gosto, mas isso é uma preferência pessoal.

    Opiniões à parte, bora falar dos contras (já falei os prós, viu!)! 

    O papel fotográfico é um papel mais "frágil". Ele tem uma durabilidade muito reduzida quando comparado ao offset. 

  1. Ele absorve muita umidade do ambiente e fica meio "molengo"!
  2. No momento da impressão ele tem cores mais vibrantes, mas depois de alguns meses a impressão desbota muito facilmente!
  3. É um papel mais caro!

    Vou colocar aqui as imagens de dois usos do papel fotográfico: um tubete do Dia do Biomédico (que eu ganhei da minha coordenadora de curso da faculdade 2 anos atrás), e uma etiqueta que eu mesma fiz para o aniversário de 1 ano da filha da minha madrinha lá em 2018. A diferença na impressão é muito clara! Todo e qualquer papel fotográfico impresso que você queira guardar vai desbotar muito rápido. 

    Essa lembrancinha que eu ganhei é super simples, e foi um mimo que eu ganhei no meu primeiro ano de faculdade. Nunca nem comi os confeitos, mas eu guardo pela memória afetiva, pelo significado dessa lembrancinha, que tem um valor sentimental grande pra mim. E posso afirmar pra vocês que vários dos meus clientes também tem esse tipo de sentimento com algumas lembrancinhas.



    Minha madrinha fez uma festa do tema Frozen para a filha dela esse ano e pediu que eu fizesse caixinhas personalizadas para festa que hoje estão em uma prateleira na casa dela decorando. Os convidados da festa também levam caixinhas para casa e por vezes guardam para ter contato da empresa para futuramente contratar o serviço... são vários os motivos pelos quais uma pessoa guarda esse tipo de lembrancinha! 

    Eu, como empresária, como dona de um negócio de papelaria, apaixonada por papelaria (vide o nome desse blog haha), não consigo vender um produto feito de papel fotográfico. E isso é uma escolha pessoal que fiz para o meu negócio. Eu quero que os meus clientes levem meu produto pra casa e que ele tenha uma maior durabilidade. 

    Mas eu vendo personalizados para festas. Se você vende outros produtos e entende que o papel fotográfico é a escolha para esse produto, então use! Não substitua um papel pelo outro sem ter consciência dessa escolha!

PAPEL COLOR PLUS

    Eu amo esse papel para fazer topos de bolo e alguns detalhes em caixinhas. Existe uma diferença neste papel para o papel colorido que você encontra na papelaria que tem um nome muito similar: papel color7.

    O papel color7 é uma folha de papel branco que recebeu uma camada de pigmento colorido por cima. Se você cortar o esse papel você vai ver que o meio dele é branco. Já o papel color plus é um papel que é colorido na massa, ou seja, nada de meio branco!

    Quando eu posso utilizar cada um? O color7 eu não recomendo para topos de bolo. O miolo branco dele pode ficar muito em evidência dependendo da cor de papel que você está utilizando. Na imagem abaixo você pode ver um topo de bolo teste que eu fiz recentemente (você vai perceber que eu usei papel fotográfico, pois ainda tenho dele aqui e utilizo ele em testes mas nunca no produto final). As flores que decoram a base estão diferentes: a flor amarela foi feita em papel color plus, enquanto que a vermelha foi feita em papel color7.



    A diferença é muito visível: o miolo branco do papel da flor vermelha ficou aparente e deu um efeito feio para o resultado final!

PAPEL RELUX PEROLADO, GLITTER E LAMINADO

    Esses papeis são meus queridinhos para fazer detalhes tanto em topos de bolo, quanto em personalizados. Eles são um efeito chique e enchem os olhos das pessoas quando veem. Dá uma aparência mais luxuosa para seus produtos, mas é preciso usar com moderação. Se usar demais pode ficar exagerado!

    São papeis um pouco mais caros também, mas super valem o investimento!


LOJAS ONDE COMPRO MEUS PAPEIS

    Bom, acho que os únicos papeis que eu consigo comprar em papelarias aqui da minha cidade são os papeis fotográfico e laminado. Os outros eu nunca consegui encontrar aqui, então o jeito foi procurar por lojas online e de confiança.

DISCLAIMER: estou colocando aqui lojas que utilizo, que compro. Nenhuma dessas lojas está patrocinando o post ou o blog!

QPAPEIS: essa loja tem uma grande variedade de papeis glitter, papeis decorados, relux, laminados que eu amo comprar para fazer detalhes. Para acessar o site da QPAPEIS clique aqui!

INFOLEO: gosto muito de comprar aqui meus papeis offset e alguns outros produtos. Tem preços muito bons! Para acessar o site da INFOLEO é só clicar aqui!

LAVORO PAPEIS: essa loja também é bem completa, mas para a minha região o frete fica um pouco caro, então acabo dando preferência para outras. Para acessar o site da LAVORO PAPEIS clique aqui!

KARIN PAPEIS: mesma situação da loja anterior! O frete também fica salgado para a minha região, mas tem produtos excelentes! Para acessar o site da KARIN PAPEIS é só clicar aqui!


E é isso! Espero que tenham gostado desse post, pois eu adorei escrevê-lo!

Se ficar alguma dúvida é só deixar aqui nos comentários!

Muito obrigada por ler até aqui! Até a próxima!

Bye! ♡

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Olá, Obrigado por compartilhar a sua experiência na nossa loja online, ficamos muito felizes pelo seu post. forte abraço.

    ResponderExcluir

Deixe um comentário! Vou adorar ler! <3